26 dezembro 2008 14:14
Cantora de jazz, actriz e estrela de cabaret, considerada por Orson Welles como "a mulher mais excitante do mundo". (Ver vídeo no final do texto)
26 dezembro 2008 14:14
A americana Eartha Kitt foi uma das poucas artistas a ser nomeada para os Tony, os Grammy e os Emmy Awards, que distinguem anualmente os grandes do teatro, música e televisão, respectivamente. Conhecida pela sua voz versátil e original, ganhou dois Emmy's e uma estrela no Passeio da Fama, em Hollywwod.
A 'musa negra' da boémia branca dos anos 50 foi, também, estrela do musical da Broadway 'Timbuktu', tendo desempenhado o célebre papel de Catwoman na série americana de sucesso 'Batman', nos anos 60.
A sua fama deveu-se também à interpretação de canções como 'I Want to Be Evil' e 'Santa Baby'. Outros dos seus êxitos são 'Je cherche un homme', 'C'est Si Bon', 'Let's Do Ity y' e 'My Heart Belongs to Daddy'. Era capaz de cantar em 10 línguas e os seus discos foram editados em mais de 100 países.
Nascida na Carolina do Sul, aos oito anos foi morar com uma tia em Harlem, Nova Iorque, onde descobriu o amor e a vocação para o mundo do espectáculo. Começou a carreira de dançarina em Paris, com a célebre trupe de Katherine Dunham. Antes de completar 20 anos, já tinha percorrido o mundo como dançarina e cantora.
Apresentou-se em todas as capitais europeias e em 1948 actuou para a família real britânica, em Londres. Posteriormente, iniciou a carreira a solo no clube nocturno 'Carrols', em Paris. Na década de 50, participou de vários filmes em Hollywood, quer como actriz quer como cantora, entre os quais 'Anna Lucasta'(1959) e 'Instinto Fatal' (1993). Morreu dia 25, em Nova Iorque, de cancro.