Eixo do Mal

É uma família disfuncional. E ao fim de 10 anos continua (des)unida

7 novembro 2014 16:27

foto joão lima

O mais conhecido programa televisivo de "corte e costura" sobre política faz agora dez anos. Pretexto para irmos ouvir os cinco membros da "família", que contam como surgiu a ideia do programa, tentam explicar o seu êxito, revelam como se dão entre si e ... mandam mais uma série de "bocas" sobre tudo e mais alguma coisa. Vamos contar-lhe tudo este sábado na Revista do Expresso.

7 novembro 2014 16:27

Sabe quem teve a ideia do programa de debate sobre política em que, nos sábados à noite na SIC Notícias, Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes, Luís Pedro Nunes e Nuno Artur Silva zurzem a torto e a direito nos políticos e nos partidos? E sabe o que é que o ex-Presidente norte-americano George Bush tem que ver com o nome do programa? E ainda qual foi o patrocinador que, face às críticas de que foi alvo na primeiro edição, deixou de o patrocinar logo na segunda?

Os cinco membros daquilo que um deles define como uma "família disfuncional" respondem a estas interrogações na entrevista coletiva que o Expresso publica este sábado na Revista. Contam que têm "boas relações", "mas tensas", porque "se não houver tensão o programa não existe"; revelam que alguns comentários já lhe trouxeram "chatices", que falar de Angola "é complicado" e que já tiveram vários processos; e referem quais os temas que suscitam mais reações, alguns surpreendentes, como a questão dos direitos dos animais.

Já pensaram acabar com o programa? Já. Já pensaram passar do comentário político para a política propriamente dita? Sim, não, talvez. Há algum político intocável? Sim: pelo menos um dos cinco membros da família disfuncional favorita dos portugueses confessa que há um político que nunca "agrediu" nem "agredirá".

LEIA MAIS ESTE SÁBADO NA REVISTA DO EXPRESSO.