CONSULTÓRIO

Dúvidas sobre estética? Francisco Ibérico Nogueira responde

14 outubro 2009 13:25

Lipoaspiração, varizes, gravidez? O cirurgião começa hoje a responder às questões enviadas pelos leitores sobre estética. Envie-nos também as suas perguntas 

14 outubro 2009 13:25

VARIZES 

1. Qual é o método mais apropriado para o tratamento das varizes? No meu caso e como as minhas varizes são superficiais fiz a experiência com as injecções para as secar, mas fiquei com muitas marcas, por esse motivo interrompi o tratamento. Agora quando leio sobre o tratamento com laser vejo opiniões muito diferentes sobre a sua eficácia, consequências e resultados.

Gloria Rosa

Resposta: Esta é uma questão relacionada com a especialidade de cirurgia vascular e com médicos que, dentro desta especialidade, se dedicam ao tratamento de varizes e micro-varizes. Por isso aconselho-a a recorrer a um serviço de cirurgia vascular de referência.

LIPOASPIRAÇÃO 

2. Fiz, há 5 anos, uma lipoaspiração na cintura mas, desde essa altura já "ganhei" alguma gordura. Gostaria de experimentar a nova técnica de lipo sem anestesia. Estará esta indicada para o meu caso? E quais as vantagens em relação ao método tradicional? E quais os preços? Requer internamento?

Maria Pinheiro

Resposta: Penso que esta questão tem a ver com a propaganda enganosa que os meios de comunicação têm vinculado e que prometem resultados milagrosos "sem cortes nem anestesias". Devo esclarecer que uma coisa é  medicina e outra é comércio. Qualquer cirurgião plástico ou médico mínimamente informado, sabe que não existe por enquanto, nenhum método não invasivo  capaz de "dissolver " tecido adiposo. Os institutos que propagandeiam estes métodos, habitualmente liderados por pessoas sem qualquer tipo de formação médica, têm uma visão mercantilista da medicina estética  profundamente desonesta.

A verdade é que todos estes institutos o que fazem é establecer uma dieta rigorosa ao paciente, que òbviamente leva  a uma perda de peso, e fazem crer que a perda de peso só funciona com os tratamentos da "máquina" x ou y. Não é mais que uma forma de vender uma dieta por milhares de euros, e o aparelho apenas serve para fidelizar o paciente que julga que o segredo está aí.

É apenas mais uma forma inteligente de extorquir dinheiro à população que naturalmente não tem informação médica para desmontar estas técnicas de venda.

Na realidade só existem duas formas de perder gordura: ou fazendo uma dieta equilibrada ou removendo-a através das clássicas  técnicas de lipoescultura.

GRAVIDEZ 

3. Gostaria de saber que tipo de intervenções/ cirurgia estética é possivel fazer após uma gravidez gemelar, e quanto tempo após o parto.

A barriga e seios são á partida as zonas do corpo mais abaladas. Haverá técnicas pouco invasivas?

BR

Resposta: Habitualmente aconselhamos um período mínimo de seis meses após um parto para submeter o paciente a uma intervenção cirúrgica de carácter estético.

A eventual flacidez mamária ou abdominal pós-gravídica pode ser corrigida por técnicas mais ou menos invasivas de mamaplastia e abdominoplastia que dependem de cada situação clínica. Só observando a paciente é que o cirurgião pode optar por esta ou aquela técnica.  

Envie-nos as suas questões para mganhao@expresso.impresa.pt e Francisco Ibérico Nogueira responderá ao longo da semana.