Coronavírus

Segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 alargada a pessoas dos 18 aos 49 anos

13 janeiro 2023 19:48

Mara Tribuna

Mara Tribuna

Jornalista

joe raedle/getty images

“A vacinação será operacionalizada nos próximos dias”, informa a DGS. Desde o início da campanha de reforço sazonal, já foram administradas mais de três milhões de doses

13 janeiro 2023 19:48

Mara Tribuna

Mara Tribuna

Jornalista

A população adulta entre os 18 e 49 anos vai poder receber em breve a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19, informa a Direção-Geral da Saúde num comunicado divulgado esta sexta-feira.

Segundo a DGS, “a vacinação será operacionalizada nos próximos dias”. O acesso ao reforço sazonal contra a covid-19 nesta faixa etária resulta da atualização da Norma 008/2022, detalha a autoridade nacional de saúde.

“Esta atualização é efetuada num momento em que a maioria da população elegível no âmbito da Campanha de Vacinação Sazonal 2022-2023 está vacinada e após parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19”, esclarece ainda.

Desde setembro do ano passado, altura em que começou a campanha de reforço sazonal, já foram dadas mais de três milhões de doses. De acordo com o balanço da DGS, o reforço foi dado sobretudo aos grupos elegíveis prioritários, acima dos 50 anos.

Por último, a Direção-Geral da Saúde apela à população adulta para que receba a segunda dose de reforço: “Reitera-se a importância da vacinação sazonal contra a covid-19 como medida mais eficaz de prevenção da doença ao longo dos meses de inverno”.