Exclusivo

Coronavírus

PSD propõe voto antecipado nas presidenciais para eleitores em confinamento obrigatório

PSD propõe voto antecipado nas presidenciais para eleitores em confinamento obrigatório
ESTELA SILVA

PSD defende que infetados com covid-19 ou eleitores em quarentena em casa ou lares devem ter direito a voto antecipado, como já acontece com pessoas detidas ou internadas em estabelecimento de saúde. Recolha dos boletins, intocáveis durante 48h e sujeitos a desinfeção, será feita antes da eleição por uma equipa municipal e dois agentes policiais

Isabel Paulo

O Grupo Parlamentar do PSD apresentou, esta segunda-feira, no Parlamento um projeto de lei que visa criar um mecanismo para que as pessoas doentes com covid-19 ou em quarentena obrigatória possam votar nas próximas eleições para a Presidência da República, que se irão realizar no início do ano. As leis eleitorais em vigor já contemplam a solução do voto antecipado para pessoas detidas ou internadas em estabelecimento de saúde, situações de exceção que Rui Rio preconiza sejam alargadas aos eleitores afetados pela pandemia.

O PSD lembra, em comunicado, que já questionara o Ministério da Administração Interna, na última sessão legislativa, sobre se estava a ser ponderado algum cenário a precaver o votos das pessoas em confinamento nas próximas eleições presidenciais - uma questão a que o Governo “nada disse findo o prazo legal”. A bancada 'laranja' justifica a iniciativa legislativa com a falta de resposta por parte da tutela, frisando que é “esta é uma matéria que deve ser resolvida atempadamente”.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas