24 março 2020 18:00
Esta quarta-feira, em Fátima, o cardeal António Marto vai rezar “pelas vítimas do novo coronavírus, seus familiares e trabalhadores sanitários” e consagrar “toda a Península Ibérica, Portugal e Espanha, com as suas respetivas ilhas, ao Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, a quem se tem uma arraigada devoção em tantas dioceses”. A cerimónia será feita à porta fechada na Basílica do maior santuário português, mas transmitida em direto online e pelas estações de televisão RTP Memória e pelo canal espanhol 13
A iniciativa de criar um “momento nacional de oração” perante a pandemia da Covid-19 surgiu de um grupo de leigos que, em poucos dias, reuniu milhares de assinaturas que fez chegar à Conferência Episcopal Portuguesa. Na semana passada, os bispos aceitaram o repto e marcaram para esta quarta-feira o momento de oração. Durante o fim de semana, foi a vez de os bispos espanhóis se associarem à iniciativa, pedindo aos prelados portugueses para se juntarem na oração. O presidente da Conferência Episcopal e patriarca de Lisboa consultou os seus pares e todos aprovaram a ideia de uma consagração conjunta dos dois países.
Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.
Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.