Exclusivo

Ciência

Neandertais em Portugal comiam sapateira na brasa há 90 mil anos: “Não eram tão burros quanto isso”

Neandertais em Portugal comiam sapateira na brasa há 90 mil anos: “Não eram tão burros quanto isso”
Will Oliver - PA Images / Getty Images

Neandertais que viveram na gruta da Figueira Brava, em Sesimbra, “teriam acesso ao ómega 3 e a todos os nutrientes que nos fazem mais inteligentes”, diz, ao Expresso, a arqueóloga Mariana Nabais. Além do “largo consumo de recursos marinhos” – sapateira, mexilhões, amêijoas e lapas –, também pinhões, carne de veado e de cabra faziam parte da dieta “bastante saudável”. Com mais esta descoberta, “começa-se a descontruir a dicotomia de homo sapiens muito inteligente e neandertal muito burro”

Um estudo publicado na revista científica “Frontiers in Environmental Archaeology” revela que neandertais que viveram na gruta da Figueira Brava, em Sesimbra, tinham uma dieta rica e diversificada. Há 90 mil anos, aquela comunidade já explorava os recursos marinhos da zona costeira, sobretudo o marisco que apanhava durante a maré baixa, assado depois ao lume. Sapateira na brasa era a principal iguaria, mas mexilhões, amêijoas e lapas também faziam parte do menu neandertal.

“Aquilo que vemos na gruta da Figueira Brava é que esses comportamentos modernos já estavam presentes numa comunidade de há 90 mil anos, em que, além do consumo de veados e cabras, alimentavam-se também de lapas, mexilhões, amêijoas e sapateiras com cerca de um quilo”, começa por dizer, ao Expresso, a arqueóloga Mariana Nabais e autora principal do estudo.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: amcorreia@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas