Ciência

“Tudo tem um limite”: estrela de neutrões supermassiva que “não pode existir” durou frações de segundo, até colapsar num buraco negro

13 janeiro 2023 16:12

Fusão de duas estrelas de neutrões

nasa's goddard space flight center/ci lab

Cientistas descobriram uma estrela de neutrões que é 20% do que o permitido pelas leis da física. Mas, afinal, o que são estes objetos exóticos? Uma estrela de neutrões é o “cadáver de uma estrela” massiva, aquilo que dela sobra após uma supernova, e tipicamente pode ter entre 1,4 e 2 massas solares, tudo concentrado num pequeno volume, do tamanho de uma cidade, explica ao Expresso o astrofísico João Lin Yun

13 janeiro 2023 16:12

Uma equipa de astrónomos analisou antigas observações de explosões curtas de raios gama, captadas em 1991 e 1993 pelo observatório Compton, da NASA, e identificou padrões de luz que indicam a existência de um objeto que desafia as leis da física: uma estrela de neutrões supermassiva, resultante da fusão de outras duas, que existiu apenas durante algumas frações de segundo, antes de colapsar num buraco negro. O artigo com os resultados foi publicado na revista científica “Nature”.