Há um novo iPhone pronto para encomendar, mas também há um novo sistema operativo que se estreia esta terça-feira: chama-se iOS 16 e inclui algumas características que prometem dar que falar - ou porque já existem na concorrência, ou porque a concorrência vai acabar por fazer algo parecido nos próximos tempos. Aqui vai uma seleção de 10 novidades que prometem transformar a forma como se usa um iPhone.
1. Edição de mensagens enviadas
Quantos namoros destruídos, quantos despedimentos evitáveis e quantas respostas escusadas não tiveram início numa gralha ou num erro do corretor automático do iPhone? A Apple não revela estimativas sobre estes casos menos edificantes, mas seguramente sabe que as falhas de comunicação são um dos problemas que afetam boa parte da humanidade que anda de telemóvel na mão. E isso explica a novidade do sistema operativo iOS 16 que se encontra mais bem posicionada para ter projeção mediática, com a possibilidade de editar mensagens depois de enviadas, ou cancelar esse mesmo envio depois de acionado. A intenção é boa, mas só mesmo durante o uso se saberá se não vai abrir caminho a edições menos bem intencionadas, em que um dos interlocutores dá o dito pelo contrário daquilo que já foi escrito. Nos e-mails, vai ser possível anular ou agendar horas de envio. Em contrapartida, ver vídeos ou escutar música a partir das plataformas de mensagens é, seguramente, um acrescento de conveniência.
2. O iPhone já sabe ler através de vídeos
Se estiver a ver um filme com legendas, possivelmente, também o pequeno processador do iPhone vai conseguir perceber o que dizem os atores. Com o iOS 16 estreia-se ainda a capacidade de reconhecimento de texto em vídeos e outros suportes. O que é um ganho para o utilizador que pretende extrair – ou apenas confirmar – uma informação que passa num vídeo – e pode abrir um novo leque de cenários e situações de partilha de informação: das transcrições de entrevistas a abordagens nada recomendáveis de cábulas em exames de escola. A imaginação é o limite, quando não há investimento. Havendo investimento é possível que alguma marca se ponha a imaginar como é que pode usar este novo recurso para comunicar com consumidores ou apenas passar mensagens publicitárias.
Artigo Exclusivo para assinantes
Assine já por apenas 1,63€ por semana.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: senecahugo@gmail.com
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes