Ciência

Fundação Champalimaud é a quarta melhor instituição do mundo na inteligência artificial

Fundação Champalimaud é a quarta melhor instituição do mundo na inteligência artificial

O centro de investigação português foi escolhido devido ao uso do conhecimento do cérebro em modelos matemáticos avançados

A revista científica britânica "Nature" acaba de revelar que a Fundação Champalimaud está no Top 10 das melhores instituições de investigação sem fins lucrativos na área da inteligência artificial, figurando em quarto lugar, devido à utilização do conhecimento do cérebro em modelos matemáticos avançados.

A presidente da instituição, Leonor Beleza, afirma que "é um orgulho para Portugal e para a Fundação Champalimaud ser um dos líderes na investigação científica" nesta área.

O primeiro lugar do "Nature Index 2020 Artificial Intelligence" é ocupado pela Sociedade Max Planck, da Alemanha, e o segundo pela Associação de Centros de Investigação Alemães Helmholtz. O HHMI Farm Research Campus, dos EUA, ficou em terceiro lugar. Além destes dois países, o Top 10 inclui instituições de Portugal, Espanha (Instituto de Ciência e Tecnologia de Barcelona), Reino Unido (Instituto Wellcome Sanger) e Holanda (Instituto Donders para o Cérebro, Cognição e Comportamento) sendo três da Alemanha e três dos EUA.

O ranking contempla os centros de investigação com mais trabalhos na área da inteligência artificial publicados em revistas científicas de referência e com maior percentagem de artigos científicos publicados que resultam da colaboração internacional com outras instituições.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas