Ciência

Fundação Champalimaud é a quarta melhor instituição do mundo na inteligência artificial

5 março 2021 13:18

O centro de investigação português foi escolhido devido ao uso do conhecimento do cérebro em modelos matemáticos avançados

5 março 2021 13:18

A revista científica britânica "Nature" acaba de revelar que a Fundação Champalimaud está no Top 10 das melhores instituições de investigação sem fins lucrativos na área da inteligência artificial, figurando em quarto lugar, devido à utilização do conhecimento do cérebro em modelos matemáticos avançados.

A presidente da instituição, Leonor Beleza, afirma que "é um orgulho para Portugal e para a Fundação Champalimaud ser um dos líderes na investigação científica" nesta área.

O primeiro lugar do "Nature Index 2020 Artificial Intelligence" é ocupado pela Sociedade Max Planck, da Alemanha, e o segundo pela Associação de Centros de Investigação Alemães Helmholtz. O HHMI Farm Research Campus, dos EUA, ficou em terceiro lugar. Além destes dois países, o Top 10 inclui instituições de Portugal, Espanha (Instituto de Ciência e Tecnologia de Barcelona), Reino Unido (Instituto Wellcome Sanger) e Holanda (Instituto Donders para o Cérebro, Cognição e Comportamento) sendo três da Alemanha e três dos EUA.

O ranking contempla os centros de investigação com mais trabalhos na área da inteligência artificial publicados em revistas científicas de referência e com maior percentagem de artigos científicos publicados que resultam da colaboração internacional com outras instituições.