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Capacidade dos alunos do 4.º ano lerem e compreenderem textos piorou na última década. Ter livros em casa e pais leitores melhora literacia

Capacidade dos alunos do 4.º ano lerem e compreenderem textos piorou na última década. Ter livros em casa e pais leitores melhora literacia
Hill Street Studios

Num estudo internacional com 43 países, Portugal ficou na 22ª posição, melhor do que em 2016, mas ainda aquém de 2011. As crianças que realizaram a prova em formato digital foram as que demonstraram as maiores dificuldades e os resultados voltaram a cair. O modelo de prova testado nesta avaliação internacional ajuda a explicar a descida, acredita o ministro da Educação. Singapura lidera a tabela

Dez anos depois da primeira participação de Portugal no teste internacional que avalia a literacia em leitura no 4.º ano de escolaridade (Progress in International Reading Literacy Study - PIRLS), o desempenho dos alunos continua aquém do registado em 2011.

De então para cá, aprovaram-se e revogaram-se programas e metas curriculares, introduziu-se e pôs-se fim a um exame nacional no final do 4.º ano, mudaram-se discursos e orientações. Mas o facto é que o desempenho das crianças nesta avaliação que testa a capacidade de leitura, compreensão e análise de textos escritos ao fim de quatro anos de escola não melhorou.

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