Sociedade

Navio Escola Sagres muda a paisagem da Ribeira do Porto esta semana

Navio Escola Sagres muda a paisagem da Ribeira do Porto esta semana
Rui Duarte Silva

O navio já atracou para as celebrações do Dia da Marinha e, até domingo, estará aberto a visitas gratuitas da população

Durante uma semana, a paisagem habitual da Ribeira do Porto, está diferente. O Navio Escola Sagres acaba de atracar junto à Ponte Luiz I para ser um dos protagonistas das comemorações do Dia da Marinha, a decorrer na Invicta de 18 a 21 de maio.

Depois de uma viagem de cerca de 3 horas, do Terminal de Cruzeiros de Leixões até à Ribeira, o navio atracou e, entre quinta-feira e domingo, estará aberto a visitas gratuitas da população.

Rui Duarte Silva

“O objetivo é promover a ligação ao mar dos portuenses e de quem visita a cidade por estes dias”, explica a Câmara do Porto num comunicado a anunciar, também, a chegada até quarta-feira, véspera da abertura oficial das comemorações, da Fragata D. Francisco de Almeida, do navio Patrulha Oceânico Sines e da Lancha de Fiscalização do Rio Minho, de acordo com um programa que pode variar em função das marés e do caudal do Douro.

Durante quatro dias, o curto percurso entre a Ribeira e Alfândega, onde ficarão atracadas todas estas embarcações, será o ponto central das atividades do Dia da Marinha que abarcam visitas, batismos de mar, escalada e mergulho ou até a possibilidade de experimentar a realidade virtual para comandar um navio.

Rui Duarte Silva

A tradição manda a Marinha Portuguesa oferecer uma obra artística a cada cidade ou vila que acolhe o Dia da Marinha e, no Porto, esse momento marca o arranque das comemorações com a inauguração do Monumento do Dia da Marinha – obra composta por uma âncora e um leme- na quinta-feira, no Farol de São Miguel – O Anjo, junto ao Passeio Alegre.

Na sexta-feira, será a vez da Banda da Armada entrar em cena e subir ao palco com Miguel Guedes para um concerto de entrada livre no Parque da Alfândega e, no dia 21, o programa oficial fecha com uma cerimónia militar na Rua Nova da Restauração. Mas durante a semana, a celebração vai estender-se, também, a toda a Baixa portuense, do Mercado do Bolhão, à Estação de São Bento, Rua das Flores e Rua de Santa Catarina.

Rui Duarte Silva

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas