Sociedade

Mais de 30 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio
PEDRO SARMENTO COSTA/Lusa

Em causa estão os distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Vila Real, Bragança e Faro, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas indicam que houve 2148 fogos florestais e arderam 7431 hectares em espaços rurais desde o início do ano

Mais de 30 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Vila Real, Bragança e Faro apresentam nesta sexta-feira um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também mais de 70 concelhos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Coimbra, Leiria, Aveiro, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado de incêndio.

Vários concelhos de todos os distritos do continente, exceto Porto e Viana do Castelo, estão hoje em perigo elevado de incêndio.

Desde o início do ano houve 2148 fogos florestais e arderam 7431 hectares em espaços rurais, de acordo com dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado com períodos de chuva, temporariamente persistente no Norte e Centro, vento por vezes forte e com rajadas, pequena descida de temperatura mínima no litoral Norte e Centro e da máxima, em especial no interior Norte e Centro e na região Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 6 graus Celsius (em Bragança) e os 12 (em Faro) e as máximas entre os 17 (em Viana do Castelo) e os 25 (em Bragança).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas