Peniche, Óbidos e o novo normal no combate ao tráfico de droga: quantidade de cocaína apreendida é a maior dos últimos 15 anos
GETTY IMAGES
Dois incidentes relacionados com cocaína – no valor de 45 milhões de euros – foram registados este fim-de-semana a poucos quilómetros de distância. Polícia Judiciária está a investigar
A Polícia Marítima apreendeu na madrugada deste sábado uma embarcação com cerca de oito fardos de cocaína, num total de 500 quilos de droga. A embarcação estava encalhada ao largo de Peniche, e foi entretanto rebocada pelas autoridades.
Poucas horas depois, o Comando Territorial de Leiria da GNR apreendeu 36 fardos de cocaína, com um peso total superior a uma tonelada, num terreno privado localizado no concelho de Óbidos.
No total, a droga terá um valor de mercado superior a 45 milhões de euros. “Em princípio as duas apreensões estão relacionadas”, diz ao Expresso o Capitão da GNR Diogo Morgado, indicando que a investigação de ambas as ocorrências já está a cargo da Polícia Judiciária.
Segundo informações avançadas pelo Correio da Manhã, que o Expresso não conseguiu confirmar, os oito fardos de cocaína intercetados em Peniche e os 36 fardos encontrados em Óbidos pertenceriam à mesma rede de tráfico de estupefacientes, que nos últimos meses tem sido bastante pressionada pelas autoridades naquela zona do país.
A GNR de Óbidos encontrou 36 fardos de cocaína num terreno privado este fim-de-semana
Ao Expresso, fonte oficial da Judiciária no Departamento de Investigação Criminal de Leiria disse que não estava em condições, para já, de adiantar mais informações sobre as investigações em curso.
Foram realizadas mais de duas mil apreensões de cocaína em todo o território nacional só no ano passado, num total de mais de 16,5 toneladas, quase sempre por via marítima. Os dados constam do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2022, publicado há poucos dias, e representam um aumento de 65% em relação ao ano anterior. É o valor mais alto dos últimos 15 anos.
Em todo o ano passado, as autoridades prenderam 6 925 pessoas por suspeitas de tráfico de droga. Destes, a esmagadora maioria (80%) eram de nacionalidade portuguesa. A Colômbia é o principal país de origem deste estupefaciente.
Além destas duas apreensões de cocaína, este fim-de-semana a Polícia Marítima apreendeu ainda uma lancha de alta velocidade encalhada ao largo da costa de Peniche: a embarcação tinha oito fardos de haxixe, cerca de 300 quilos, e terá sido abandonada pelos traficantes. O caso também está a ser investigado pela PJ.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes