15 dezembro 2022 23:20

Em abril de 2021, no Porto, e maio deste ano, em Ponta Delgada, Açores, ocorreram dois incidentes com viaturas e aviões em rota de colisão
luís barra
Investigação aeronáutica deteta controladores em presença fictícia, com regras aleatórias ou a verem televisão. Os investigadores sublinham que “o controlo de tráfego aéreo é uma atividade crítica de segurança, com paralelo na operação de uma aeronave”, no entanto, a concentração necessária é descurada. O relatório sublinha ainda que a NAV não respeita a política de cultura justa para incentivar os reportes obrigatórios e voluntários dos incidentes. Até ao final da próxima semana, o documento está na fase de recolha dos comentários das partes, que por agora nada acrescentam ao Expresso.
15 dezembro 2022 23:20
Aconteceu assim:
Aconteceu assim:
Viatura Follow Me (FM): Torre, é o Follow Me 3.
Controlador (CTA): Follow Me, é a torre. Transmita.
FM: Torre, peço autorização para entrar na pista, para iniciar inspeção à área de manobra.
CTA: Follow Me pode entrar na pista. Mantenha escuta.
FM: Entendido. Autorizado a entrar na pista para inspeção, a manter escuta.
(13 minutos depois)
FM: Torre, é o Follow Me.
CTA: Follow Me, torre. Transmita.
FM: Há alguma aeronave a alinhar na pista?
CTA: Está a descolar, tenta sair rapidamente para a esquerda!
FM: Ok, já estou aqui fora.
CTA: Desculpa lá, esqueci-me completamente.
FM: Olha, posso reentrar? Eu estou fora da berma da pista.
CTA: Podes entrar, desculpa lá. Há bocado foi mesmo distração minha, desculpa lá.
FM: Sem problema, é só que eu comecei a ver as luzes e (uma aeronave) podia estar a alinhar, mas pronto, ok. Sem problema, vou continuar a inspeção.
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