Sociedade

IPMA eleva para laranja alerta de chuva forte nos grupos Central e Oriental dos Açores

IPMA eleva para laranja alerta de chuva forte nos grupos Central e Oriental dos Açores

O IPMA já tinha emitido avisos amarelos para as ilhas dos grupos Oriental e Central, por causa da precipitação por vezes forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para laranja o aviso meteorológico nas ilhas dos grupos Oriental e Central, devido às previsões de precipitação temporariamente forte, entre hoje e sábado.

O IPMA já tinha emitido, na quinta-feira, avisos amarelos para as ilhas dos grupos Oriental (Santa Maria e São Migue) e Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), por causa da precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

Hoje, o IPMA elevou para laranja os níveis de alerta para aquelas sete ilhas dos Açores.

Para o grupo Central, o aviso laranja por causa da chuva temporariamente forte vigora já a partir das 21:00 de hoje e até às 06:00 de sábado.

As cinco ilhas do grupo Central vão estar ainda sob aviso laranja devido à agitação marítima, entre as 18:00 de sábado e as 06:00 de domingo.

As previsões para o grupo Central indicam ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada e vento a partir do final da tarde de hoje e manhã de sábado, pelo que foram emitidos avisos amarelos.

AS ilhas do grupo Central vão estar igualmente sob aviso amarelo referente a agitação marítima a partir da tarde de sábado.

Para o grupo Oriental, o aviso laranja de precipitação temporariamente forte vai vigorar entre as 00:00 e as 06:00 de sábado.

Além da chuva forte, as previsões para o grupo Oriental apontam para a possibilidade de ocorrência de trovoada e agitação marítima, tendo o IPMA emitido para São Miguel e Santa Maria avisos amarelos para sábado e início de domingo.

Quanto ao grupo Ocidental do arquipélago, está sob avisos laranja por causa do vento, entre as 21:00 de hoje e as 03:00 de sábado, e da agitação marítima, entre as 12:00 de sábado e as 06:00 de domingo.

Flores e Corvo vão estar ainda sob aviso amarelo, por causa da precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, entre as 15:00 de hoje e as 09:00 de sábado, segundo um aviso emitido na quinta-feira pelo IPMA.

Aquelas duas ilhas vão estar também sob avisos amarelos por causa das previsões de vento e agitação marítima, a partir da tarde de hoje, uma situação meteorológica que se deverá manter até domingo.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas