Sociedade

Hospital de Santa Maria muda de administração. Governo nomeia ex-vice do PSD

Ana Paula Martins, em primeiro plano, vai liderar o Hospital Santa Maria a partir do início de 2023
Ana Paula Martins, em primeiro plano, vai liderar o Hospital Santa Maria a partir do início de 2023
Jose Fernandes

A antiga bastonária dos farmacêuticos Ana Paula Martins vai liderar a partir de janeiro a nova equipa à frente do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte. A farmacêutica era vice-presidente do PSD nas últimas eleições legislativas

A administração do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte (CHULN), que agrega os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, foi substituída. A alteração, conhecida esta terça-feira, dá ainda conta de que Daniel Ferro (que transitou do Garcia de Orta, em Almada) e os demais elementos encarregados da gestão cessam funções no final do ano, dando os lugares a uma nova equipa, liderada pela antiga bastonária da Ordem dos Farmacêuticos Ana Paula Martins. A farmacêutica, vice-presidente do PSD nas últimas eleições legislativas, iniciará funções em janeiro.

A substituição do conselho de administração do CHULN quando a sua maior unidade, Santa Maria, tem estado sob forte pressão na Urgência é, ainda assim, apresentada como alheia à crise na resposta aos doentes agudos. A administração cessante tinha terminado o mandato, de três anos, em dezembro do ano passado, e a não renovação das funções tinha, assim, de ser feita agora, pois Ana Paula Martins vai assumir funções em janeiro.

A explicação dada faz sentido. No entanto, os novos gestores podiam ter sido indicados há mais tempo, ou depois da atual crise, ou até do inverno, período de maior procura nos serviços de saúde. Aliás, o conselho de administração do vizinho Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central também já terminou o mandato há algum tempo e mantém-se em funções ainda sem renovação ou substituição, por exemplo.

A farmacêutica Ana Paula Martins está atualmente no sector privado e será a primeira mulher na presidência do CHULN. Foi uma escolha do diretor executivo do SNS, Fernando Araújo.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: varreigoso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas