Sociedade

Reportagem do Expresso distinguida no Prémio da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental

Reportagem do Expresso distinguida no Prémio da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental

A reportagem sobre a forma como a doença afeta a vida sexual, assinada por Joana Ascensão, ficou no segundo lugar

O trabalho “O cancro não tem sexo”, publicado na revista do Expresso em julho de 2021, recebeu o segundo prémio na 2.ª edição do Prémio de Jornalismo da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM).

A reportagem da jornalista Joana Ascensão, com ilustrações de Susa Monteiro, aborda a forma como o cancro se arrasta para a vida sexual dos doentes e como duas equipas de uma nova área clínica, a oncossexologia, desfazem tabus e encaram o problema em Portugal.

O primeiro prémio foi atribuído à reportagem “Sinto-me Frágil”, das jornalistas Clara Maria Martins Soares e Mariana Maltês de Almeida Nogueira (Visão), enquanto o terceiro prémio foi para a reportagem "A Saúde Mental das Crianças e dos Jovens", de Ana Lúcia Martins, Luís Bernardino e Marisabel Neto (SIC).

A 2.ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde Mental contou com o seguinte júri: a jornalista Maria Elisa, João Marques Teixeira (Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental), Miguel Xavier (Universidade Nova de Lisboa), Manuel Salavessa (Janssen) e Joaquina Castelão (FamiliarMente).

A reportagem já tinha sido premiada com uma menção honrosa nos prémios de jornalismo sobre dor, atribuídos pela Fundação Grünenthal e pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas