Sociedade

Espanha já “interrompeu transferência” de água do rio Douro para Portugal

Espanha já “interrompeu transferência” de água do rio Douro para Portugal
Nuno Fox

Governo espanhol considera que em algumas bacias hidrográficas será “complicado cumprir integralmente o Acordo de Albufeira”

A Confederação Hidrográfica do Douro (CHD), entidade espanhola, anunciou que esta segunda-feira foi emitida uma ordem do Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico (Miteco) para “interromper a transferência” das águas para Portugal. Segundo o jornal “Público”, esta transferência estava a decorrer para cumprir os termos da Convenção de Albufeira.

O Governo espanhol admitiu, aoEl Periódico” de Espanha, que nalgumas bacias hidrográficas será “complicado cumprir integralmente o Acordo de Albufeira”. Este acordo rege as relações entre os países ibéricos nos rios que partilham.

A disputa pelo acesso à água nos rios internacionais (Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana) pode vir a aumentar depois da decisão do Miteco que deu luz verde ao novo Plano Hidrológico da Bacia do Tejo. Este plano - apontado pelo Governo de Pedro Sánchez para o final de outubro ou início de dezembro - defende a redução superior a 40% da média anual para as regiões espanholas de Almería, Múrcia e Alicante. A decisão deste plano é justificada para melhorar “os fluxos ecológicos do Tejo” no centro de Espanha. O diário “El Mundo” admite uma eventual “guerra da água”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas