O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, poderão indicar quais são as linhas prioritárias para poderem beneficiar de investimento. De acordo com o “Jornal de Notícias”, o novo quadro comunitário PT2030 tem cerca de 700 milhões de euros para expandir as redes do metro e de metrobus (autocarros rápidos em via dedicada) nas áreas metropolitanas das duas cidades.
“É bom lembrar que estamos, neste momento, com um plano de investimentos fortíssimo. Só nas áreas metropolitanas, o Metro do Porto tem em curso 830 milhões de euros e Lisboa 920 milhões. O PT2030 continua a ter previstas verbas para alocar ainda à criação destas redes ambiciosas, mas vamos ter de definir as prioridades” com os autarcas, refere o secretário de Estado da Mobilidade, Jorge Delgado. O governante garante que a lista de investimentos será concluída até ao final deste ano.
Jorge Delgado explica que a verba europeia não será apenas destinada a Lisboa e Porto. “Teremos, também, apostas noutras zonas do país”, acrescentou, dando o exemplo do metrobus de Braga. “Claro que está em equação” na lista de investimentos candidatáveis aos fundos europeus, refere.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes