Sociedade

Tempestade tropical deve provocar chuva e vento forte na quinta e sexta-feira nos Açores

21 setembro 2022 15:53

patricia de melo moreira

A influência da tempestade deverá começar a sentir-se na quinta-feira, no Grupo Ocidental (Flores e Corvo) do arquipélago

21 setembro 2022 15:53

A tempestade tropical Gaston deverá provocar chuva por vezes forte na quinta-feira, nas Flores e Corvo, nos Açores, enquanto para sexta-feira estão previstas rajadas de vento de 90 quilómetros por hora naquelas ilhas, revelou hoje o IPMA.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere estar previsto que na sexta-feira, às 18:00 locais (19:00 em Lisboa), seja a altura em que a tempestade tropical “se encontre mais próximo do arquipélago" (130 quilómetros a norte do Corvo).

A influência da tempestade deverá começar a sentir-se na quinta-feira, no Grupo Ocidental (Flores e Corvo) do arquipélago, “com precipitação que poderá ser por vezes forte, sendo o período com vento mais forte no dia 23 [sexta-feira] à tarde nas ilhas Flores e Corvo com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora”, lê-se na nota.

Na quinta-feira, acrescenta o IPMA, “também devem ocorrer períodos de chuva a começar pelo grupo Central [Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial] e a estender-se ao Grupo Oriental [São Miguel e Santa Maria]”.

“A parte mais ativa desta tempestade, em termos de vento e precipitação, deverá ocorrer a norte do arquipélago”, de acordo com a atual trajetória da tempestade, indica ainda o IPMA.

O instituto alerta para a “incerteza relativa à trajetória” da tempestade, remetendo a divulgação de um novo comunicado para as 22:00 (23:00 em Lisboa).