Sociedade

Petição: mais de dez mil assinaturas pedem o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual

Petição: mais de dez mil assinaturas pedem o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual
Dr.

Federação Portuguesa para a Deficiência Mental vai ser recebida na Assembleia da República na próxima terça-feira

Meio século depois de a ONU ter promovido a declaração dos direitos das pessoas com deficiência intelectual, iniciou-se uma recolha de assinaturas para que em Portugal possa haver um dia dedicado a elas.

Desde dezembro do ano passado que a iniciativa, lançada pela Humanitas e pela Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, com o apoio da Confederação Nacional das Instituições Sociais (CNIS) e envolvendo várias associações, conseguiu angariar, ao todo, 10 270 assinaturas.

Na próxima terça-feira, a petição vai ser formalmente entregue na Assembleia da República, segundo informou a HUMANITAS em comunicado.

Para a presidente, Helena Albuquerque, “na inclusão da pessoa com deficiência intelectual é fundamental conhecer para aceitar. Houve um movimento notável que se criou à volta desta petição que reuniu pessoas com deficiência intelectual, familiares, técnicos e sociedade em geral. Criaram-se laços de partilha conjunta que ficarão para sempre”.

O pedido de criação de um dia nacional específico para a Pessoa com Deficiência Intelectual é feito por haver “uma invisibilidade e uma inaudibilidade desta população" e uma "dificuldade de representação na primeira pessoa em órgãos políticos, económicos e culturais de topo”, explicava a dirigente ao Expresso em março.

A vontade das organizações é que a realidade da deficiência intelectual seja apresentada à sociedade, de forma individual e sem o estar sob o chapéu abrangente do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jascensao@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas