Sociedade

Número de menores envolvidos em crimes aumenta em 2022

5 setembro 2022 10:08

sean gallup

Procuradoria-Geral da República aponta para um “substancial aumento” de crimes praticados por jovens com idades entre os 12 e 16 anos

5 setembro 2022 10:08

O número de menores envolvidos em crimes registou um aumento este ano. Apesar de ainda não existirem dados concretos, de acordo com a informação prestada pela Procuradoria-Geral da República ao “Correio da Manhã”, os primeiros indicadores apontam para “um substancial aumento das entradas dos tutelares educativos” relativos a crimes praticados por jovens entre os 12 e 16 anos.

Este já tinha sido um problema identificado no último Relatório Anual de Segurança Interna. Segundo os dados de 2021, os grupos em crime e juvenil aumentaram, respetivamente, 7,7% e 7,3%. Para além disso, o número de jovens internados em centros educativos aumentou sucessivamente desde abril.

Os jovens que participam nestes crimes atuam quase sempre em grupo e são motivados pela liderança interna do gangue, por zangas relacionadas com namoradas ou drogas. Fazem assaltos armados, que muitas vezes envolvem agressões, sobretudo em estações de comboios e parques públicos. Os crimes acontecem também em contexto de diversão noturna ou associados a eventos desportivos.