Incêndios: helicóptero de combate às chamas cai em Amares, distrito de Braga
Piloto ainda está a ser retirado do local. Acidente deveu-se a choque com cabo de alta tensão
Piloto ainda está a ser retirado do local. Acidente deveu-se a choque com cabo de alta tensão
Um helicóptero de combate a incêndios rurais despenhou-se esta quinta-feira no monte de São Pedro de Fins, freguesia de Paranhos, Amares, distrito de Braga.
A informação foi avançada pelo jornal “O Minho” e confirmada ao Expresso pela Proteção Civil de Braga. O alerta foi dado às 19h26.
Segundo o Comando Distrital da Proteção Civil de Braga, o acidente deveu-se ao embate do helicóptero com um cabo de alta tensão.
Segundo informações recolhidas pela SIC, foram mobilizados para o local cerca de 27 operacionais, que estão a ser apoiados por oito viaturas.
Em declarações à agência Lusa, o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEP), explicou que, neste momento, o piloto “está fora de perigo de vida”, sublinhando, no entanto, tratar-se “de um ferido grave, com várias lesões e fraturas, nomeadamente ao nível dos membros inferiores e da zona pélvica”.
Segundo este operacional, o piloto, que se encontra “consciente e colaborante”, está a caminho do Hospital de Braga, onde deverá ter chegado antes das 22h00, e no qual será avaliado e analisado em ambiente hospitalar.
Fonte ligada ao setor da aviação disse anteriormente à Lusa que o helicóptero acidentado é um Bell 412, sediado em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, e que o acidente aconteceu “após a última largada do dia”, quando o aparelho embateu num “cabo de muito alta tensão”.
O incêndio que lavra em Amares está a ser combatido por 45 operacionais, apoiados por 13 viaturas.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: tsoares@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes