Sociedade

Centro de Furacões dos EUA emite aviso de ciclone tropical ao largo dos Açores

Mau tempo nos Açores
Mau tempo nos Açores
José Gouveia / EyeEm

“Ainda é muito cedo confirmar a passagem do ciclone por Portugal”, explica o meteorologista do IPMA sobre o ciclone tropical

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos emitiu, esta quarta-feira, um alerta sobre a possibilidade da formação de um ciclone tropical ao largo dos Açores. De acordo com o “Correio da Manhã”, o ciclone poderá ter uma progressão para leste com eventual trajetória sobre este arquipélago, sobre a Madeira e a Península Ibérica.

“Em Portugal a situação está a ser seguida com atenção pelo risco associado de vento ou chuva forte”, explica o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Alessandro Marraccini. O ciclone pode iniciar atividade em 24 horas ou dentro de cinco dias, sendo “ainda muito cedo para confirmar a passagem por Portugal”.

O especialista do IPMA esclarece que “não há relação entre a possibilidade de formação do ciclone, entre 40% e 60%, e a previsão de chuva no continente para os próximos dias”. O meteorologista acrescenta ainda que a precipitação que se pode vir a sentir “não vai alterar a situação de seca”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas