Sociedade

Mais de 200 operacionais combatiam quatro incêndios ativos às 00h30

Mais de 200 operacionais combatiam quatro incêndios ativos às 00h30
PEDRO SARMENTO COSTA/Lusa

O fogo Rojão do Meio, em Mesão Frio, inspira preocupação, de acordo com a Proteção Civil. Às 00h30, estavam também em resolução cinco fogos, com 424 operacionais, apoiados por 122 viaturas

Mais de 200 operacionais combatiam às 00h30 quatro incêndios ativos em Portugal continental, estando o de Rojão do Meio, em Mesão Frio (Vila Real), a mobilizar 81 bombeiros, segundo o ‘site’ da Proteção Civil.

Os incêndios em curso pelas 00h30 estavam a ser combatidos por 207 operacionais e 59 meios terrestres.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), à mesma hora, estavam em resolução cinco fogos, com 424 operacionais, apoiados por 122 viaturas.

O incêndio que lavra desde domingo em Rojão do Meio, em Mesão Frio, continuava ativo e a ser considerado “ocorrência importante” para a ANEPC. Em Rojão do Meio estavam 81 operacionais, com o apoio de 28 viaturas.

Às 00h30, encontravam-se em conclusão 40 fogos, envolvendo 1324 e 435 meios terrestres.

No início da noite de segunda-feira, o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, disse que, no distrito de Vila Real, e aproveitando as melhores condições durante a noite, a prioridade é estabilizar situações para evitar reativações, e lutar contra a frente de Mesão Frio, que “lavra numa zona de difícil acesso”, com uma frente ativa em direção a uma zona de eólicas.

O objetivo durante a noite, disse, é parar a progressão do incêndio para garantir a estabilização dos flancos. “Conta-se que também nesta noite e madrugada, com a melhoria das condições meteorológicas” se consiga dar o incêndio como dominado, afirmou.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas