A Grécia disponibilizou dois aviões pesados anfíbios para combate aos incêndios em Portugal, depois do nosso país ter pedido apoio ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, anunciou o Governo.
O Ministério da Administração Interna (MAI) refere numa nota que os dois aparelhos, dois Canadair, devem chegar a Portugal no domingo à tarde, “sendo de imediato integrados no dispositivo” de combate a incêndios.
Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um agravamento do risco de incêndio rural, o Governo determinou hoje a declaração da situação de alerta no continente, que vai vigorar entre a meia-noite do dia 21 de agosto e as 23:59 do dia 23 de agosto.
A União Europeia (UE) anunciou, esta quinta-feira, em comunicado, que já mobilizou neste “verão difícil” 29 aviões, oito helicópteros, 360 bombeiros e mais de uma centena da veículos para responder a pedidos de assistência em toda a Europa ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
A Comissão Europeia acrescentou que, “além disso, o serviço de cartografia de emergência por satélite ‘Copernicus’ da UE foi ativado para fogos florestais 46 vezes, por 15 países” e que “cerca de 150 bombeiros da Bulgária, Roménia, Alemanha, França, Finlândia e Noruega foram destacados para a Grécia em julho e agosto para apoiar os bombeiros locais”.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes