Sociedade

Dominado o incêndio em Gouveia, que levou à evacuação de um parque de campismo

Dominado o incêndio em Gouveia, que levou à evacuação de um parque de campismo
PAULO CUNHA

O fogo foi dado como dominado às 0h50 desta sexta-feira, e obrigou à retirada de pessoas do parque de campismo do Curral do Negro por precaução

O incêndio em Gouveia, na Serra da Estrela, foi dado como dominado às 0h50 desta quinta-feira, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Pelas 3h30, mantinham-se no terreno 212 operacionais, apoiados por 61 viaturas.

O fogo deflagrou pelas 15h41 de quinta-feira em Nabais, concelho de Gouveia, distrito da Guarda, no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e obrigou à evacuação do parque de campismo do Curral do Negro por precaução.

"As pessoas estão alojadas na residência de estudantes de Gouveia, mas só por uma questão de precaução, pois o fogo não destruiu nada”, explicou o vice-presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Jorge Ferreira.

Na mesma zona o fogo esteve junto a um lar da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia, mas não houve necessidade de retirar os idosos.

“Junto ao parque ecológico de Gouveia [o fogo] também passou ao lado e não entrou no parque, felizmente. Temos lá um centro de ecologia e recuperação de animais selvagens. À volta ficou tudo ardido, mas a infraestrutura não sofreu qualquer dano”, referiu Jorge Ferreira.

O incêndio tinha duas frentes, uma “da origem do fogo que fletiu para a esquerda e atingiu a mata da Câmara” e outra que subiu junto a Gouveia em direção ao parque de campismo, adiantou.

Também na Serra da Estrela, o fogo que desde 6 de agosto atingiu concelhos dos distritos da Guarda e Castelo Branco, já dominado, mobilizava ainda no terreno 767 bombeiros e 270 meios terrestres, pelas 3h30.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas