Sociedade

Polícia Municipal do Porto garante segurança máxima a exposição pública inédita do coração de D. Pedro IV

Retirada do coração de D. Pedro Iv do mausoléu da Igreja da Lapa
Retirada do coração de D. Pedro Iv do mausoléu da Igreja da Lapa

Relíquia será exibida ao público pela primeira vez, este fim de semana, no Salão Nobre da Irmandade da Lapa, no Porto. Domingo à noite, Rui Moreira levará o coração de D. Pedro I do Brasil até ao Palácio do Planalto, em Brasília, com o apoio da Força Aérea brasileira

A mostra inédita do coração do rei D. Pedro IV, aberta ao público este fim de semana no Salão Nobre da Irmandade da Lapa, no Porto, terá em exibição a herança deixada pelo monarca à cidade numa vitrine especificamente concebida para o efeito, desenvolvida pelo arquiteto da escola de arquitetura do Porto Luís Tavares Pereira. A segurança da relíquia irá ser assegurada durante 24 horas por dia pela Polícia Municipal do Porto, avança em comunicado a autarquia.

Antes de viajar temporariamente para o Brasil, no âmbito das celebrações do bicentenário da independência brasileira, o coração de D. Pedro IV estará pela primeira vez em exposição aberta ao público, visitável entre as 10h e as 20h, no sábado, e entre as 10h e as 16h, no domingo. A entrada é livre.

“A segurança estará garantida, desde logo, através do vaso que alojará o coração, aprovado após parecer da Universidade do Porto, que o considerou o mais adequado para a mostra”, refere a Câmara do Porto.

A conceção da vitrine para a exposição da urna e do coração de D. Pedro contemplou como prioritária a integridade dos objetos expostos, bem como montagem, desmontagem, transporte e iluminação. A vitrine foi executada em peças autónomas de vidro laminado-temperado – de forma a garantir a estabilidade das superfícies em caso de quebra – unidas por encaixe e por ferragens em latão oxidado sem envernizamento (escurecido, de modo a ser da mesma família do metal da urna, mas contrastante), incluindo bases revestidas a feltro.

Segundo a autarquia, a proposta considerou a montagem da vitrine de modo a posicionar o coração de D. Pedro à altura de um coração no corpo humano, tomando como referência a altura média dos indivíduos de Portugal e do Brasil (1,74 metros nos homens e 1,63 metros nas mulheres), o que coloca o coração sensivelmente a 1,30 metros.

A entrada no Salão Nobre da Irmandade da Lapa será condicionada à lotação permitida, de modo a evitar concentração excessiva de pessoas em redor do relicário.

Rui Moreira irá levar o coração do 'Rei Soldado' para o Brasil durante a noite do próximo domingo, com o apoio da Força Aérea brasileira. No dia seguinte, o coração do monarca chegará ao Palácio do Planalto, em Brasília, onde será recebido com “honras militares”. O coração oferecido à Invicta por D. Pedro IV regressará ao Porto a 9 de setembro. A trasladação temporária foi acordada por via diplomática com o apoio do Estado português.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: IPaulo@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas