Sociedade

Festas d'Agonia: polícia de Viana do Castelo vai recorrer a drone para vigiar desfile com €80 milhões em joias e ourivesaria

Desfile da Mordomia pelas ruas de Viana do Castelo, em agosto de 2019
Desfile da Mordomia pelas ruas de Viana do Castelo, em agosto de 2019
ARMÉNIO BELO

Drone vai ser usado para partilhar “informação e conhecimento em tempo real”, para que polícia possa intervir rapidamente em movimentações suspeitas

A polícia de Viana do Castelo vai usar um drone para vigiar o Desfile da Mordomia, que se realiza durante a tarde de quinta-feira e está integrada nas Festas d'Agonia, uma das maiores romarias do país. O drone vai auxiliar, de acordo com o "Correio da Manhã", mais de 200 agentes policiais fardados e à civil.

“O objetivo é a partilha de informação e conhecimento em tempo real, para que não possa haver falhas”, explica o oficial da PSP responsável pela segurança das Festas d’Agonia, Miguel Araújo. Durante o desfile, mais de 700 mulheres percorrem trajadas as principais ruas da cidade, usando perto de 80 milhões de euros em joias e artigos de ourivesaria.

“Os valores avultados envolvidos no evento fazem com que, à semelhança de edições anteriores, o comando da PSP de Viana do Castelo empenhe todo o efetivo policial na segurança pública, além de que contamos também com apoio de outros comandos e de dispositivos tecnológicos”. O drone permite à polícia detetar movimentações suspeitas e intervir rapidamente.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas