12 agosto 2022 10:15

Casos suspeitos ocorreram em dioceses do Norte e do Sul do país e os alegados violadores continuam no ativo. Igreja quer ouvir padre que denunciou à comissão independente 12 casos suspeitos de abusos de outros sacerdotes
12 agosto 2022 10:15
Entre as vítimas de abuso e assédio sexual de padres nos últimos 40 anos encontram-se seminaristas que, na altura dos crimes, eram menores de idade. Alguns deles vieram a tornar-se padres, outros desistiram do seminário, traumatizados com o que sofreram às mãos de sacerdotes mais velhos.
Há pelo menos dois padres — hoje com idades próximas dos 40 anos e que integram atualmente uma diocese do Sul do país — que entre os anos 80 e 90 terão sido vítimas de um sacerdote que é um dos muitos nomes investigados pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica Portuguesa. Ambos não quiseram falar ao Expresso, mas vários ex-acólitos e escuteiros que foram alvo do mesmo padre revelam um relacionamento “pouco saudável” entre o alegado abusador e os dois abusados. “Um dos seminaristas era um verdadeiro escravo do padre. Mas nunca se queixou das investidas. Nem nos admitia nada do que se passava.” Outra testemunha conta que o padre tinha um grande “ascendente” sobre os dois seminaristas. “Era uma mistura estranha de namorado e pai deles. Estavam sempre juntos, e creio que eles sempre o protegeram das suspeitas que já existiam na altura.”