Sociedade

Livraria Lello desconhece se visita de Salman Rushdie ao Porto em setembro fica comprometida

Livraria Lello desconhece se visita de Salman Rushdie ao Porto em setembro fica comprometida
David Levenson/Getty Images

Presença do autor no Porto está marcada para 17 de setembro, dia em que Salman Rushdie tem agendada uma conversa com a escritora e crítica literária Isabel Lucas, na Lello. Livraria refere não ter recebido ainda qualquer comunicação do Grupo Leya sobre o ataque em Nova Iorque

A Livraria Lello avança ter ficado a saber do ataque a Salman Rushdie pela comunicação social, não tendo sido até agora contactada pelo Grupo Leya, que está a coordenar a visita do autor de "Os Versículos Satânicos" a Portugal, em meados de setembro.

“Só há momentos soubemos o que aconteceu em Nova Iorque e ainda não fomos contactados pela editora que representa o escritor no nosso país", refere o Gabinete de Comunicação da Lello, livraria que anunciou, na passada semana, que iria receber Salman Rushdie, a 17 de setembro, para uma conversa com a jornalista e crítica literária Isabel Lucas.

O escritor britânico foi, esta sexta-feira, alvo de um ataque à faca durante um evento que decorria na Chautauqua Institution. Segundo a polícia, Salman Rushdie foi transportado de helicóptero para um hospital, com ferimentos no pescoço.

As medidas de segurança para acompanhar a presença do escritor em Portugal ainda “não estavam fechadas”, escusando-se a Lello a adiantar que tipo de precauções se encontram a ser equacionadas ou se a visita ficará comprometida após o ataque de que o escritor foi alvo esta sexta-feira. “Sabemos que terá sido hospitalizado, mas desconhecemos a gravidade dos ferimentos”, acrescenta a Lello.

A última vez que o autor duas vezes premiado com o Booker Prize esteve em Portugal foi em 2016, no Festival Literário Internacional de Óbidos, onde foi recebido por centenas de leitores. Oito anos depois, é esperado na famosa livraria portuense, evento de entrada livre, se a visita não ficar comprometida pelo estado de saúde do escritor.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: IPaulo@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas