Brasileiros foram os que mais apresentaram queixas por discriminação em Portugal em 2021
Já em 2020 os cidadãos brasileiros residentes em Portugal foram os que lideraram as denúncias
A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) recebeu 408 queixas em 2021. Destas, 109 dizem respeito a alegados atos de discriminação contra cidadãos brasileiros. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela CICDR. De acordo com o jornal “Público”, já em 2020 o motivo que passou a ser mais alvo de queixas foi ser brasileiro.
Em 2020 - ano em que os brasileiros passaram a liderar estas estatísticas -, foram registadas 96 queixas. Em 2017, ano em que a CICDR começou a elaborar os relatórios,, apenas 18 brasileiros apresentaram queixa. Esta evolução tem vindo a par do crescimento da comunidade brasileira em Portugal. O ano passado Portugal atribuiu quase 85 mil vistos, onde a maioria (46,5%) foram para cidadãos oriundos do Brasil.
“A expressão que mais se destacou, enquanto fundamento na origem da discriminação, foi a ‘nacionalidade brasileira’ (26,7%), seguindo-se a pertença à ‘etnia cigana’ (16,4%) e a ‘cor da pele negra’ (15,9%)”, destaca a comissão relatório sobre 2021.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes