Sociedade

Brasileiros foram os que mais apresentaram queixas por discriminação em Portugal em 2021

Brasileiros foram os que mais apresentaram queixas por discriminação em Portugal em 2021
getty images

Já em 2020 os cidadãos brasileiros residentes em Portugal foram os que lideraram as denúncias

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) recebeu 408 queixas em 2021. Destas, 109 dizem respeito a alegados atos de discriminação contra cidadãos brasileiros. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela CICDR. De acordo com o jornal “Público”, já em 2020 o motivo que passou a ser mais alvo de queixas foi ser brasileiro.

Em 2020 - ano em que os brasileiros passaram a liderar estas estatísticas -, foram registadas 96 queixas. Em 2017, ano em que a CICDR começou a elaborar os relatórios,, apenas 18 brasileiros apresentaram queixa. Esta evolução tem vindo a par do crescimento da comunidade brasileira em Portugal. O ano passado Portugal atribuiu quase 85 mil vistos, onde a maioria (46,5%) foram para cidadãos oriundos do Brasil.

“A expressão que mais se destacou, enquanto fundamento na origem da discriminação, foi a ‘nacionalidade brasileira’ (26,7%), seguindo-se a pertença à ‘etnia cigana’ (16,4%) e a ‘cor da pele negra’ (15,9%)”, destaca a comissão relatório sobre 2021.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas