Sociedade

Incêndios. Três aldeias evacuadas em Murça, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar

19 julho 2022 18:18

paulo novais/lusa

Devido ao fumo intenso na encosta sobranceira a Murça, a Estrada Municipal 314, entre Murça e Carrazeda de Montenegro, está cortada ao trânsito

19 julho 2022 18:18

As aldeias de Fiolhoso, no concelho de Murça, Cabanas, em Valpaços, e Sevivas, em Vila Pouca de Aguiar, vão ser evacuadas devido ao incêndio que lavra na região, disse esta terça-feira à Lusa fonte da Proteção Civil de Vila Real.

A fonte do Centro Distrital de Operações de Socorros (CDOS) de Vila Real acrescentou que “devido ao vento muito forte que se faz sentir na região o fogo está a aproximar-se das aldeias”.

Entretanto, devido ao fumo intenso na encosta sobranceira a Murça, a Estrada Municipal 314, entre Murça e Carrazeda de Montenegro, está cortada ao trânsito, constatou a Lusa no local.

O incêndio que teve início no domingo, em Cortinhas, em Murça, consumiu já entre 10.000 a 12.000 hectares nos três concelhos atingidos, estimou o presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes.

Segundo a página do CDOS, pelas 17:10 estavam no combate a este incêndio 782 operacionais, apoiados por 261 viaturas e 10 meios aéreos.