Sociedade

Grande operação policial na zona do Cais Sodré na noite de sábado

10 julho 2022 9:34

douglas sacha - getty images

Quatro estabelecimentos noturnos foram encerrados provisoriamente e cinco pessoas foram detidas numa “operação especial” da PSP, que decorreu de madrugada com vista a “garantir a segurança da vida noturna de Lisboa”, disse fonte policial

10 julho 2022 9:34

“Efetuámos cinco detenções, quatro indivíduos são seguranças, mais um civil. Fiscalizámos vários estabelecimentos, quatro deles ficaram encerrados de forma provisória, por não respeitarem as condições de segurança, nomeadamente a CCTV [videovigilância]”, referiu num balanço o comissário da PSP Artur Serafim, revelando que foram apreendidas algumas armas, nomeadamente uma arma de fogo e alguns bastões. “Os mandados já foram cumpridos durante a tarde. Após o cumprimento dos mandados de detenção, foi então efetuada esta operação especial”, realçou.

Com a ação, que teve início às 23:30 de sábado e terminou por volta das 3:00 de domingo, na zona do Cais do Sodré, Bairro Alto e Rua Cintura do Porto de Lisboa, com ações de fiscalização e buscas, a PSP quer “demonstrar que está presente, para garantir a segurança da vida noturna de Lisboa”, concluiu o comissário.

Numa nota enviada pela meia-noite, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP disse que a operação, levada a cabo pelo organismo, “através da Divisão de Investigação Criminal, com a colaboração da 1.ª Divisão Policial”, tem como objetivo a “prevenção e combate da criminalidade violenta e grave” e o reforço do “sentimento de segurança”.

A operação contou ainda com a presença de um magistrado judicial e com a colaboração da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), indicou o comunicado.