Sociedade

Caso Jéssica: PGR e Governo vão avaliar sistema de proteção de menores

3 julho 2022 9:42

Uma das duas mulheres detidas por suspeita de envolvimento na morte de uma menina de três anos, Jéssica, à entrada nas instalações da Policia Judiciária, em Setúbal, 24 de junho de 2022. A Polícia Judiciária deteve três pessoas suspeitas dos crimes de rapto, sequestro e homicídio da menina que morreu segunda-feira em Setúbal, alegadamente devido a uma dívida de centenas de euros da mãe da criança

tiago petinga

Morte de Jéssica desencadeou análise das “várias dimensões” do sistema. Atuação da CPCJ de Setúbal nas mãos do MP

3 julho 2022 9:42

O Governo não comentou a morte de Jéssica nem a atuação concreta das várias entidades responsáveis pelos mecanismos nacionais que protegem as crianças e jovens, mas foi na sequência deste caso que decidiu avançar, juntamente com a Procuradoria-Geral da República (PGR), para uma “análise dos mecanismos de proteção”, revelou ao Expresso o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS). “Casos desta natureza devem suscitar uma avaliação das várias dimensões do sistema”, justificou o gabinete da Ana Mendes Godinho.

O sistema abarca não só o MTSSS — que tutela a Segurança Social e a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens —, mas também os ministérios da Saúde, Educação, Administração Interna e Justiça.