Sociedade

Ucranianos alertaram Costa para associações com ligações a Putin em 2020

11 maio 2022 10:24

"Ao longo dos anos, fomos avisando as várias entidades para o que se estava a passar, mas nunca fizeram nada”, diz o presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal

11 maio 2022 10:24

Há cerca de dois anos, imigrantes ucranianos explicaram, em carta aberta, que havia associações a representar a comunidade do país em Portugal que apresentavam ligações ao regime de Putin. De acordo com a “CNN Portugal”, a carta data de 9 de julho de 2020 e foi dirigida a António Costa.

O apelo para que houvesse uma intervenção foi feito a vários organismos governamentais. "Ao longo dos anos, fomos avisando as várias entidades para o que se estava a passar”, expõe o presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadhoka. “O nosso maior enigma é perceber porque razão nunca fizeram nada”.

A Associação dos Ucranianos em Portugal (AUP) alertou António Costa para os riscos de o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) reconhecer como representantes dos imigrantes ucranianos pessoas e associações ligadas ao regime russo, através da Embaixada da Federação Russa em Portugal e a instituições estatais russas como “Russkiy Mir” e “Rossotrudnichestvo”.