Sociedade

Governo alarga idades mínima e máxima para ingressar na PSP

6 maio 2022 7:49

adam davy - pa images/getty images

Idade mínima passa para 18 anos e máxima para 30 anos. Alunos que terminarem o 12.º ano vão poder candidatar-se

6 maio 2022 7:49

O Governo vai aumentar a janela de idades em que os cidadãos se podem candidatar ao ingresso na Polícia de Segurança Pública (PSP). De acordo com o jornal “Público”, que diz que a portaria do Ministério da Administração Interna com a nova regulamentação será publicada em breve, a idade mínima passa para 18 anos e a máxima para 30 anos. Até agora a idade mínima é de 19 anos e a máxima está nos 27.

A idade não vai ser, no entanto, o único critério de admissão a ser alterado por esta nova portaria. Até agora os candidatos tinham de ter o 12.º ano completo, mas vão passar a poder inscrever-se durante o tempo em que ainda estão a frequentar o 12.º ano. Contudo, para o fazerem terão de completar o ensino secundário até ao momento de iniciarem a sua formação como agentes da PSP.

Os objetivos destas alterações são “rejuvenescer” e assegurar “o eficaz funcionamento” desta força de segurança. O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, poderá vir a anunciar a medida esta sexta-feira, na audição parlamentar sobre o Orçamento do Estado para 2022. A proposta é uma das soluções encontradas pelo Governo para aumentar a atratividade da carreira na PSP.