Sociedade

Quantos polícias tinha a PSP no final de 2019? Há três relatórios com dados diferentes e uma queixa feita à PGR

2 maio 2022 9:49

adam davy - pa images/getty images

Tribunal Administrativo de Lisboa obrigou a PSP a entregar os dados ao Sindicato Nacional da Polícia. Perante estas discrepâncias, o Sinapol já apresentou queixa à PGR

2 maio 2022 9:49

O Tribunal Administrativo de Lisboa obrigou a Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (DN/PSP) a entregar ao Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol) a identificação completa dos 19 662 polícias que constam do Balanço Social de 2019. No entanto, de acordo com o “Jornal de Notícias”, o documento ostentava, indevidamente, dezenas de elementos policiais. No total, há três relatórios oficiais que indicam números diferentes de polícias ao serviço no final de 2019.

“Em todos estes documentos, o número de polícias é diferente, sendo certo que o Relatório Anual de Segurança Interna devia refletir o número de polícias discriminados na Lista de Antiguidade", refere o presidente do Sinapol.

O Sinapol já apresentou, tendo em conta as diferenças, uma queixa junto da Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo Armando Ferreira, o caso já está sob a alçada do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.