Sociedade

Apenas 30% das vagas a concurso para técnicos do INEM foram preenchidas

10 março 2022 9:47

Foto: Gustavo Valiente via Getty Images

Entradas de profissionais não cobrem saídas. Há neste momento falta de técnicos de Emergência Pré-Hospitalar: ambulâncias ficam paradas por falta de profissionais

10 março 2022 9:47

O último concurso para recrutar técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) para as ambulâncias e centrais do INEM terminou com apenas 30% das vagas preenchidas. De acordo com o “Jornal de Notícias”, havia um total de 178 vagas, mas só 54 profissionais é que foram aprovados no recrutamento.

Segundo o INEM, um novo concurso – este com 125 vagas para TEPH – vai abrir “em breve”. Ultimamente as entradas não chegam para cobrir as saídas e a capacidade de captação de recursos humanos do instituto está em mínimos históricos. Na sequência desta falta de técnicos, as ambulâncias vão continuar a parar por falta de equipas.

De forma a evitar mais desistências, o INEM permitiu aos candidatos aprovados escolherem a região onde querem trabalhar. “Dos 54 novos TEPH, mais de 30 ameaçaram não assinar contrato se não ficassem na delegação pretendida. E o INEM fez-lhes a vontade”, refere o representante do sindicato dos TEPH. Segundo o mesmo jornal, esta decisão, está, no entanto, a provocar descontentamento entre os técnicos deslocados há vários anos.