Sociedade

100 ideias de 100 mulheres para o novo Governo de António Costa

19 fevereiro 2022 10:09

São a maioria da população, mas muitas vezes não são ouvidas. É hora de lhes dar a palavra. Numa iniciativa inédita, 100 mulheres apresentam 100 ideias para o país, que gostariam de ver inscritas no Programa de Governo

19 fevereiro 2022 10:09

As mulheres são 52,4% da população e têm a seu cargo 85,5% das famí­lias monoparentais. Apesar de serem 58% dos diplomados do Ensino Superior, ainda têm grande dificuldade em aceder a lugares de topo nas empresas e nos organismos do Estado e continuam sub-representadas na política. No novo Parlamento, as deputadas vão ocupar apenas 37% dos lugares. A composição do Executivo ainda não é conhecida, mas as socialistas já reivindicaram que este seja finalmente paritário.

Em nome da equidade, pedimos a 100 mulheres uma medida que gostassem de ver inscrita no programa do Governo. A iniciativa partiu de Susana Carvalho, que liderou a multinacional JWT e fundou a Earth Watchers — e Susana Viseu, presidente da Business as Nature —, ONG que promove a produção e o consumo sustentável, com especial atenção às mulheres como influenciadoras. O Expresso juntou-se ao desafio, tendo apresentado durante a semana feira a totalidade das ideias. Clique nos mosaicos para consultar a totalidade das ideias, por ordem alfabética.

<strong>Parte 1: de Alexandra Carvalho a Cecília Meireles</strong>

Parte 1: de Alexandra Carvalho a Cecília Meireles



<strong>Parte 2: de Clara Ferreira Alves a Isabel Mota</strong>

Parte 2: de Clara Ferreira Alves a Isabel Mota

<strong>Parte 3: de Isabel Pavão Martins a Mafalda Ribeiro</strong>

Parte 3: de Isabel Pavão Martins a Mafalda Ribeiro

<strong>Parte 4: de Margarida Couto a Patrícia Santos Pedrosa</strong>

Parte 4: de Margarida Couto a Patrícia Santos Pedrosa



<strong>Parte 5: de Paula Alves a Zita Martins</strong>

Parte 5: de Paula Alves a Zita Martins