Sociedade

Seis em cada 10 adolescentes jogam jogos eletrónicos em dia de escola

14 fevereiro 2022 9:24

Para além de jogar videojogos, jovens utilizam a internet para ouvir música, ver vídeos, falar com amigos e familiares e utilizar redes sociais

14 fevereiro 2022 9:24

O número de crianças e jovens que apresentam dependência de jogos online tem vindo a aumentar. Seis em cada 10 adolescentes jogam jogos eletrónicos em dia de escola, e sete em cada 10 jogam em dias em que não têm aulas, revela o “Diário de Notícias” através do último relatório elaborado para o Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências 2021-2030, que apresenta números referentes a dezembro de 2021.

“​​Os videojogos têm vindo cada vez mais a ganhar terreno ao longo dos anos como atividade de lazer, seja online ou offline, mas especialmente online, desde que estão disponíveis as plataformas que permitem jogar com pessoas do mundo inteiro em simultâneo”, refere o documento publicado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos e nas Dependências (SICAD).

Entre as atividades de lazer, a mais frequente para os adolescentes é a utilização da internet por diversão. “Conversar com os amigos online é uma atividade bastante mais comum entre os 13 e os 17 anos do que entre os 9 e os 12 anos e ligeiramente mais comum nas raparigas, quando considerado o grupo etário mais avançado. Entre os 9 e os 17 anos as atividades realizadas mais frequentemente (uso diário) na Internet são ouvir música (80%), ver vídeos (78%), comunicar com familiares e amigos (75%), ir a uma rede social (73%)”, lê-se no relatório.