Sociedade

Semanário. PJ segue pista de hacker russo no caso do ciberataque à Vodafone. E tem um código na mão: Citrix + Local Admin

10 fevereiro 2022 22:49

Pirata informático anunciou num fórum online a venda do acesso ao sistema de uma operadora de telecomunicações portuguesa

10 fevereiro 2022 22:49

A 24 de janeiro, no fórum online russo Exploit.in, de acesso pago, e onde piratas informáticos transacionam dados e informações quase sempre ilegais, um hacker anunciou estar à procura de compradores para o acesso ilegal ao sistema informático de uma companhia de telecomunicações portuguesa com receitas entre os 1 a 4 mil milhões de dólares. “Vou ouvir as vossas propostas de preços”, escreveu, propondo como ponto de partida 2500 dólares (cerca de 2100 euros).

Aquela licitação foi detetada pela Mandiant, uma empresa norte-americana de cyber intelligence que monitoriza estes fóruns fechados, bem como transações e ameaças na darkweb.

“Estamos a investigar a mensagem de hacker russo”, confirma ao Expresso uma fonte que investiga os mais recentes ciberataques em Portugal.

LEIA A NOTÍCIA COMPLETA NA EDIÇÃO EM PAPEL DO EXPRESSO DESTA SEXTA-FEIRA, OU VERSÃO DIGITAL PARA ASSINANTES (FIQUE ATENTO AO SEU EMAIL)