Sociedade

Há menos água nas barragens. Escassez de chuva com forte impacto na agricultura

26 janeiro 2022 11:57

Alqueva. Foto: Getty Images

A Agência Portuguesa para o Ambiente diz que em causa está o facto de “não ter ainda ocorrido precipitação significativa que permita repor os níveis de armazenamento após o verão”

26 janeiro 2022 11:57

As barragens têm cada vez menos água: há 14 albufeiras abaixo dos 40% do seu volume total. De acordo com o “Jornal de Notícias”, ainda não está em causa o abastecimento às populações, no entanto, os efeitos da falta de chuva já se notam na agricultura.

“Neste momento não existe qualquer risco de garantia no abastecimento público, que é prioritário”, esclarece a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A entidade garante estar a “acompanhar a situação com os principais utilizadores no sentido de promover um uso mais eficiente”.

A APA diz que em causa está o facto de “não ter ainda ocorrido precipitação significativa que permita repor os níveis de armazenamento após o verão”. A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural anunciou que está a monitorizar os efeitos da seca nos aproveitamentos hidroagrícolas e a acionar os planos de contingência.