Sociedade

“Toda a pessoa é maior que o seu erro” e “tem o direito de refazer a sua vida”. Como estamos a reintegrar quem sai da prisão na sociedade?

5 novembro 2021 8:21

hans neleman

Marcelo Rebelo de Sousa apoiou um sem-abrigo do Porto a encontrar uma nova casa. O homem de 64 anos é ex-recluso e vivia na rua há mais de dois anos. O que acontece a quem sai da prisão em Portugal? Vânia Costa Ramos, presidente do Fórum Penal, frisa que “as próprias penas deviam visar a reinserção social” e considera o caso paradigmático de “falta de estruturas de apoio”. A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais só acompanha pessoas a quem foi concedida a liberdade condicional - e se isso não fizer parte da sentença, a adesão é voluntária

5 novembro 2021 8:21

Manuel Fernandes estava sem-abrigo. Com 64 anos, vivia no “Lugar De Baixo Da Ponte”, uma cabana improvisada debaixo de um viaduto no Porto onde até recebia correio, como documentou a Reportagem Especial SIC. Em outubro de 2020 recebeu a visita do Presidente da República, que prometeu ajudá-lo e visitá-lo quando tivesse uma nova casa. A promessa foi cumprida no mês passado.