Sociedade

PJ está sem diretores em cinco departamentos: “Pode ficar em causa o bom funcionamento”

22 outubro 2021 9:11

Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, Diretoria do Norte e Unidade de Informação Financeira não têm responsável. Situação dura há seis meses: há “inspetores a trabalhar fora de horas sem receber"

22 outubro 2021 9:11

A Polícia Judiciária (PJ) está sem diretores em, pelo menos, cinco departamentos. Segundo a TSF, três dos cinco departamentos são os principais: na Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, na Diretoria do Norte e na Unidade de Informação Financeira (UIF). Os outros dois são o departamento disciplinar e a unidade de armamento e segurança.

"Numa unidade sem diretor falta quem a lidere e pode ficar em causa o bom funcionamento desses mesmos departamentos", diz o presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC/PJ), Carlos Garcia. Segundo a mesma associação, há departamentos que estão sem diretores há cerca de seis meses.

O responsável da ASDIC/PJ diz que “pode estar em causa, rapidamente, o bom funcionamento da PJ”, explicitando que há “inspetores a trabalhar fora de horas sem receber". No caso da Diretoria Norte há um subdiretor que está, de forma provisória, a assumir o papel de diretor interno, mas na Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo é um coordenador superior que está a desempenhar essa função.