Sociedade

Num mês foi apreendido mais de um milhão de euros em cocaína no aeroporto de Lisboa

14 outubro 2021 22:47

dr

Desde 16 de setembro foram levadas a cabo quatro operações, que resultaram na apreensão de 18 quilos de droga

14 outubro 2021 22:47

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) apreendeu em pouco menos de um mês 18 quilos de cocaína na alfândega do Aeroporto de Lisboa, o que corresponde a um valor que “poderá exceder um milhão de euros”. Nas quatro operações realizadas, a droga foi detetada na mala de passageiros de nacionalidade brasileira, que chegavam a Portugal em voos que tinham partido do Brasil.

A mais recente apreensão aconteceu esta quinta-feira, com um passageiro a ser detido depois das autoridades terem descoberto 6,5 quilos de cocaína “através de exame raio-X e revisão de bagagem do viajante”. Esta foi a quarta apreensão, depois de a AT já ter detetado quatro situações semelhantes a 16 e 28 de setembro e ainda a 8 de outubro.

“O passageiro detido e o produto estupefaciente apreendido pela AT foram entregues à Polícia Judiciária, na sua qualidade de órgão de polícia competente para a investigação criminal do tráfico de estupefacientes, de acordo com a legislação em vigor”, pode ler-se na nota divulgada. “O produto estupefaciente estava dissimulado no fundo falso da mala de porão.”

Faz parte das competências da AT, através da alfândega do Aeroporto de Lisboa, controlar a fronteira externa da União Europeia, incluindo a fiscalização das mercadorias que entram na União Europeia por Portugal. O objetivo não é “apenas a cobrança dos impostos e dos direitos aduaneiros devidos” mas passa também pela “segurança da sociedade, designadamente através do combate ao tráfico de mercadorias ilícitas”.