Sociedade

Mais de 780 acidentes com quadriciclos, como motos-quatro, registados nos últimos três anos

2 setembro 2021 10:33

homem de gouveia/lusa

Mês de agosto é aquele em que se verificam mais ocorrências. Em 2021, em julho e agosto foram registados 22 acidentes, com duas vítimas mortais

2 setembro 2021 10:33

Os quadriciclos provocaram, pelo menos, 784 acidentes com vítimas nos últimos três anos. Segundo o “Jornal de Notícias”, os quase 800 acidentes provocaram 21 mortes. O mês de agosto, por ser “mais dedicado ao lazer”, é o mês com mais ocorrências.

Agosto é o mês com mais ocorrências e isto pode ser explicado pelo facto de a moto-quatro [um tipo de quadriciclo] ser um veículo de utilização mais sazonal. Por outro lado, o bom tempo favorece a utilização deste tipo de veículos. Havendo maior circulação de veículos, a probabilidade de acidentes é maior”, diz Pedro Barroso, da Divisão de Trânsito e Segurança Rodoviária da GNR.

De acordo com os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em 2019 registaram-se 347 acidentes que resultaram na morte de 12 pessoas. A pandemia terá aligeirado o número de ocorrências: os quadriciclos foram, em 2020, responsáveis por 288 acidentes, com cinco mortes. Este ano, há, até junho, 97 sinistros e dois óbitos. A GNR aponta para mais 22 de acidentes com mais duas mortes, em julho e agosto deste ano.