Exclusivo

Sociedade

Mães abandonam mais a amamentação quando confrontadas com publicidade ao leite artificial. Estudo sugere que falta legislação para a proibir

Mães abandonam mais a amamentação quando confrontadas com publicidade ao leite artificial. Estudo sugere que falta legislação para a proibir
RONALDO SCHEMIDT/GETTY IMAGES

Receber amostras gratuitas de leite artificial ou ser confrontado com anúncios ou descontos é quanto baste para aumentar a probabilidade de as recém-mães optarem por substitutos ao leite materno. A lei não permite às marcas oferecerem descontos ou brindes ou mesmo fazerem publicidade dos seus produtos indicados para menos de seis meses de idade, mas há fórmulas de contornar as regras

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluiu que as mulheres expostas a técnicas de marketing de leite artificial ou a informação por parte de profissionais de saúde têm maior probabilidade de deixarem de amamentar os seus filhos, seja totalmente ou em parte, até que estes completem os seis meses de idade.

Esta é a idade até à qual, se não houver necessidades em sentido contrário por parte da mãe ou do filho, todos os bebés deveriam ser alimentados exclusivamente pelo leite materno. Repleto de componentes, é este alimento que lhes pode dar, na vida adulta, um menor risco de excesso de peso e de diabetes, entre outras doenças.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jascensao@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas