Sociedade

Lisboa, Algarve e Madeira ganham os 'óscares' de melhores destinos do mundo. "É uma excelente notícia num ano tão catastrófico"

27 novembro 2020 19:59

Lisboa foi eleita como o melhor destino de cidade do mundo em 2020

jack prichett/unsplash

Os World Travel Awards 2020, considerados os 'óscares do turismo', atribuiram 15 prémios mundiais a Portugal, que já tinha sido eleito este ano o melhor destino da Europa

27 novembro 2020 19:59

No ano da pandemia de covid-19, Lisboa, Algarve e Madeira foram eleitos os melhores destinos do mundo nos World Travel Awards, considerados como os prémios máximos de turismo e até designados de 'óscares' do sector.

O anúncio dos vencedores dos World Travel Awards 2020 foi feito esta sexta-feira e, em vez da tradicional gala, optou-se por um evento em formato 'online', devido às circunstâncias do surto sanitário. Recorde-se que Portugal já tinha ganho este ano o 'óscar' de melhor destino turístico da Europa.

Lisboa ganhou assim o prémio de 'Melhor Destino City Break do Mundo' na edição de 2020, apontada como tendo sido a mais votada desde sempre dos 'óscares' do turismo. Os prémios resultam de votação 'online' de público em geral e milhares profissionais de turismo e viagens à escala mundial.

O Algarve foi eleito o melhor destino de praia do mundo, e a Madeira voltou a ser premiada como o melhor destino insular em todo o planeta. Segundo a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, “vencendo todos os constrangimentos, preservamos a reputação e a notoriedade dos nossos destinos” e “mostramos ao mundo que somos um país seguro, pronto para a todos receber, quando assim for possível".

O Algarve foi eleiro o melhor destino de praia do mundo em 2020

O Algarve foi eleiro o melhor destino de praia do mundo em 2020

melanie martin/unsplash

Lisboa gerava €14,7 mil milhões anuais até ocorrer a pandemia

“Esta é uma excelente notícia num ano tão catastrófico", considera Paula Oliveira, diretora-executiva do Associação Turismo de Lisboa. Frisa ainda que o 'óscar' ganho pela capital portuguesa significa "o reconhecimento mundial e contínuo da qualidade e diversidade da oferta turística de Lisboa, e será certamente uma referência para os turistas estrangeiros assim que começarem a planear as suas viagens”.

A responsável do Turismo de Lisboa lembra que Lisboa mantém todos os seus trunfos turísticos apesar da paragem forçada pela pandemia, conjugando atrativos de cidade com uma envolvente de natureza, praias, uma reserva natural de surf ou património mundial da UNESCO.

“Estes fatores, associados ao desejo de viajar que as pessoas mantêm, são altamente positivos quando a pandemia acabar", faz notar a diretora-executiva do Turismo de Lisboa, frisando que "até esse dia chegar, é fundamental conseguir preservar o tecido económico do turismo para que o sector possa assegurar, com a máxima qualidade, o seu papel crucial numa retoma que se deseja o mais breve possível".

Antes da pandemia covid-19, o sector do turismo gerava em Lisboa 14,7 mil milhões de euros de receita anual, sendo a região que mais contribuía para as receitas nacionais. O Turismo de Lisboa lembra ainda que o sector assegurava na cidade mais de 200 mil empregos e contribuía com 20,3% para o PIB regional - o que foi duramente abalado devido à crise gerada pelo surto sanitário.

A Madeira voltou em 2020 a receber o 'óscar' de melhor destino do mundo em ilhas

A Madeira voltou em 2020 a receber o 'óscar' de melhor destino do mundo em ilhas

rowan vork/unsplash

15 óscares para Portugal, que também incluem os Passadiços do Paiva ou a rota Dark Ski Alqueva

Portugal recebeu ao todo 14 'óscares' mundiais de turismo, o que além dos destinos como um todo também incluiu uma série de prémios a unidades hoteleiras particulares ou projetos públicos que marcam a diferença a nível internacional.

Segue-se a lista completa dos prémios ganhos por Portugal nos World Travel Awards 2020.

- Lisboa - Melhor Destino do Mundo para Turismo de Cidade (World's Leading City Break Destination 2020)

- Algarve - Melhor Destino de Praia do Mundo (World's Leading Beach Destination 2020)

- Madeira - Melhor Destino Insular do Mundo (World's Leading Island Destination 2020)

- Passadiços do Paiva (Arouca) - Melhor Atração Turística do Mundo de Aventura (World's Leading Adventure Tourist Attraction 2020)

- Dark Sky Alqueva - Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico do Mundo (World's Leading Tourism Development Project 2020, abrangendo Portugal e Espanha)

- Amazing Evolution - Melhor Gestora de Hotéis Boutique do Mundo (World's Leading Boutique Hotel Operator)

- Hotel Conrad Algarve - Melhor Resort do Mundo de Luxo e Lazer (World's Leading Luxury Leisure Resort 2020)

- Dunas Douradas Beach Club (Almancil, Algarve) - Melhor Resort de Golfe do Mundo (World's Leading Golf & Villa Resort 2020)

- L'AND Vineyards (Montemor-o-Novo, Alentejo) - Melhor Hotel do Mundo em Região Vinícola (World's Leading Wine Region Hotel 2020)

- Olissippo Lapa Palace Hotel (Lisboa) - Melhor Hotel Clássico do Mundo (World's Leading Classic Hotel 2020)

- Restaurante Vila Joya (Albufeira, Algarve) - O Melhor Restaurante de Hotel do Mundo de Comida Gourmet (World's Leading Fine Dining Hotel Restaurant 2020)

- Parques de Sintra, Monte da Lua - Melhor Companhia do Mundo de Conservação (World's Leading Conservation Company 2020)

- TAP Air Portugal - A Melhor Companhia Aérea do Mundo para a América do Sul (World's Leading Airline to South America 2020 - TAP Air Portugal)

- TAP Air Portugal - A Melhor Companhia Aérea do Mundo para África (World's Leading Airline to Africa 2020)

- Up Magazine (TAP Air Portugal) - A Melhor Revista de Bordo do Mundo (World's Leading Inflight Magazine 2020)